domingo, 3 de outubro de 2010

Peppo Cucina

Há muito minha namorada comentava do Peppo Cucina. É um restaurante que fica ali na Dona Laura, esquina com a Mariante, muito bonito, tijolinho a vista com um ar de "antigo". Ontem, na comemoração dos nossos 2 anos de namoro, resolvi presenteá-la com um jantar lá. E não me arrependi. O lugar, como imaginávamos, era tão bonito por dentro quanto por fora. Mesas grandes e espaçosas com cadeiras confortáveis te fazem sentar e não querer mais levantar. Soma-se a isso o atendimento excelente, a comida deliciosa e a maravilhosa carta de vinhos, e eu digo com toda a certeza que o Peppo é o meu mais novo restaurante favorito.


O Prato da Boa Lembrança


O Peppo faz parte da Associação da Boa Lembrança, uma associação de restaurantes que acha que os bons momentos devem ser lembrados, inclusive as refeições. Por isso, a cada ano, tem um prato no cardápio que, se você o pedir, ganha, no final da refeição, um prato decorado com o nome da comida e o ano. Uma verdadeira obra de arte. O corrente prato da boa lembrança é o Medaglioni con Involtini Al PeppoMedalhões de filé acompanhados de balas de massa recheadas com ricota, amêndoas, uvas passas e pimenta rosa, ao molho de funghi Porcini flambado ao rum. Infelizmente, só descobrimos a respeito do Prato da Boa Lembrança quando estávamos de saída, e acabamos comendo outra coisa. O que, afinal, é bom, pois nos obriga a ir lá de novo antes que mude o prato.


Nossa experiência começou com uma degustação de vinhos, em virtude do sexto aniversário do restaurante. Provamos dois vinhos, um italiano (Vietti) e outro argentino cujo nome não me recordo. Bebemos o Vietti Nebbiolo Perbaco, de 2006. Logo após, comemos pães maravilhosos no couvert, que tinha também um patê de "não gostei", uma manteiga maravilhosa e um molho funghi divino. Enquanto isso, pedimos os nossos pratos.


Medaglioni Alle Fragole
Minha namorada pediu medalhões de filé com morangos ao molho balsâmico, que acompanha garganelli colorido (nas cores da bandeira da Itália!) ao molho de gorgonzola. O sabor é inacreditável. No começo, o sabor do queijo domina. Aos poucos, os morangos vão se impondo, deixando, ao final da garfada, o gosto característico dos morangos. Uma ótima pedida, ao preço de justos R$ 61,40.


Filleto Alla Salsa di Tartufi
Originalmente com molho de espinafre, o garçom deu uma sugestão que eu acatei de pronto: molho de queijo. Assim, o meu filé recheado com queijo camembert com trufas uruguaias veio acompanhado de fettuccine ao molho de queijo. Novamente um sabor magnífico. A mistura do queijo com a carne e as trufas é quase obcena, por R$ 65,00.

Fragole Flambé con Gelato di Vaniglia
Pra terminar, pedimos de sobremesa morangos flambados com sorvete Haagen-Dasz de baunilha. O morango tinha, ao final, um gosto de laranja. Minha suspeita é que ele tenha sido flambado no Cointreau.

Como não poderia ser diferente, o Peppo Cucina foi aprovadíssimo em todos os aspectos, fazendo do slogan "Um lugar. Um prato. Um tempero. Um vinho." perfeito para este restaurante que é único e insuperável.




Rua Dona Laura, 161
Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre - RS
Telefone: 51 3019 7979


P.S.: Em breve, fotos dos nossos pratos.

2 comentários:

Anônimo disse...

tá com a grana, hein, magrão?

Junges disse...

Ganhei o jantar num concurso cultural...